domingo, 29 de maio de 2011

auditoria

só escrevi isto para não me esquecer. se calhar nem faz sentido...

auditoria é muito bonito, mas se ninguém a fizer nunca será feita. com isto em mente, porque não começar uma wiki onde se faça uma auditoria popular e participada por todos às contas públicas dos últimos 20 anos?

A experiência aponta para um nível de rigor bastante alto neste tipo de projectos, veja-se a identificação de plágio na tese de doutoramento de um ministro alemão ou doutras figuras públicas. em pouco tempo identificaram-se centenas de páginas copiadas de fontes que nem sequer estavam online.

penso que poderá ser a forma mais aberta e democrática para uma auditoria. envolve riscos, dada a complexidade de orçamentos. por outro lado o anonimato permitirá a divulgação de contratos que de outro modo nunca iriam chegar ao domínio público.

fica a ideia para quem a quiser apanhar. aposto que há por aí muito ratinho de computador (incluindo eu) ansioso por começar uma coisa destas.

5 comentários:

sb disse...

se percebesse alguma coisa disso, juntava-me.

sb disse...

já agora, tens ideia de como pôr uma coisa dessas a funcionar? pode haver mão de obra não especializada (não percebo nada de informatica ou de economia)?

Zé Miguel disse...

sim, para mim o grande objectivo era existir mão de obra não especializada. é preciso alguém que perceba do assunto para dar o pontapé de saída.

mas é muito mais interessante haver leigos a tratar disto do que os mesmo economistas de sempre, que não se indignam com nada, porque só vêem números.

onde é que se começa? vou falar com alguém...

sb disse...

pois isso de n serem só economistas a fazê-lo percebi. só que é como dizes, alguém q n perceba nada do assunto n consegue começar uma coisa destas..

Anónimo disse...

qual auditoria qual o caralho! é fodê-los a todos!